terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mídias sociais

Para entender cada mídia social...


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como foram criadas as marcas?

"Marketing é criar uma marca e fixá-la na mente dos possíveis clientes."
Al Ries

Para brincar com a ideia de marcas e logotipos, como foram criadas as marcas?

terça-feira, 17 de julho de 2012

As grandes empresas e as mídias sociais

As 100 maiores empresas do mundo estão utilizando cada vez mais as redes sociais. É o que indica a terceira edição do estudo Global Social Media Check-up, realizado pela Burson-Masteller. A pesquisa examinou como as companhias listadas no ranking global da Fortune utilizam as plataformas de mídias sociais mais populares (Twitter, Facebook, Youtube, Google Plus e Pinterest) e concluiu que 87% têm perfis em pelo menos um dos canais analisados, o que representa um aumento de 10% desde 2010.
Mais uma vez, o Twitter se destacou, sendo o mais popular, com 82% das citações. No total, em um único mês, as 100 maiores empresas globais juntas foram mencionadas 10.400.132 vezes nas redes sociais, especialmente no microblog. No período, o Youtube foi o que mais cresceu: aumentou em 79% o número de marcas com um canal oficial no site. Em média, cada brand channel tem mais de dois milhões de visualizações e 1.700 inscritos.

Os resultados mostram uma tendência de expansão da criação de conteúdo, engajamento e divulgação nas redes sociais, e acompanham o amadurecimento dos próprios canais. Em um ano, o número médio de seguidores por perfil corporativo no Twitter quase triplicou, passando de 5.076 para 14.709. No Facebook, a média de “curtir” por companhia aumentou 275% desde 2010.
As empresas também estão mais comprometidas com os consumidores na internet: 79% se relacionam no Twitter por meio de RTs (retweets) e menções e 70% respondem aos comentários recebidos no Facebook. A cada dia, as mídias sociais ganham mais importância na estratégia das marcas: 74% acreditam na importância de ter uma fan page; 93% atualizam sua página no Facebook semanalmente; 48% estão no Google Plus, e 25% possuem conta no Pinterest.
E a sua empresa está bem posicionada nas mídias sociais?
Como está o relacionamento da sua empresa com os clientes nestas mídias?
Estas são questões a serem pensadas e analisadas, pois não adianta "estar" nas mídias sociais e não manter um bom relacionamento com os clientes. Sua empresa precisa se engajar e dedicar tempo à criação de conteúdo para redes sociais. Isto torna a empresa presente e bem vista pelo público.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Resultado do sorteio

Pessoal!
Acabamos de realizar o sorteio do livro "Sucesso Made in Brasil", e o vencedor foi:

Parabéns Maria Lúcia Santos!
Pedimos que nos informe seu endereço para enviarmos o livro.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dica de livro - O Poder da Atitude

Em julho será lançado um livro com dicas de como transformar clientes em fãs. É “O Poder da Atitude - Como empresas com profissionais extraordinários encantam e transformam clientes em fãs”, de Alexandre Slivinik.
A obra aborda as estratégias adotadas por diversas empresas para vencerem a concorrência e as mudanças cada vez mais rápidas dos cenários econômicos.


O autor apresenta cases de sucesso de companhias como Apple, Facebook, Amazon, Pixar, Google, Dreamworks, Fedex e Microsoft, que investem no desenvolvimento de seus funcionários e valorizam o cliente.
Então se você trabalha com marketing de relacionamento ou gosta de ler um bom livro é uma boa pedida!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Criatividade - Sprite

A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da evolução humana.
Há quem defenda que a criatividade produz-se por meio da interação entre os pensamentos de uma pessoa e um contexto sócio-cultural. 
Segundo Flieger (1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio".
E ainda "um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística" (Amabile, 1983).
Criatividade foi a primeira palavra que veio à minha cabeça para definir esta campanha de marketing da Sprite.

Representar uma máquina de refrigerante nos chuveiros da praia foi ideia muito criativa. Com certeza o "Sprite Shower" foi um sucesso.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Case Netshoes

Em 2000 foi inaugurada a loja física da Netshoes que vendia calçados femininos. Aos poucos a marca foi se associando ao esporte, comercializando tênis e outros artigos. Em 2007 tiveram a iniciativa de fechar os oito pontos de venda físicos e isso marcou a virada estratégica da Netshoes. Passaram de 35 funcionários para mais de 1.600 e, hoje registram um faturamento anual de R$1 bilhão.


A decisão foi baseada no sucesso da operação online, iniciada em 2001 e que crescia em vendas. Um dos desafios foi incentivar os consumidores a adquirirem produtos pela internet, especialmente itens como tênis e camisetas. “Não existia cultura de e-commerce no Brasil. Pagamos um preço até caro para ajudar o mercado a se desenvolver e termos consumidores”, acredita Roni Cunha Bueno, Diretor de Marketing da Netshoes.


Nos primeiros anos, as ações de marketing foram essenciais para impulsionar o negócio e fazer as vendas pela loja virtual da Netshoes deslancharem. Das ações promocionais que instigavam o consumidor a perder o medo da compra pela vantagem da oferta, aos anúncios em mídia tradicional, como revistas e jornais, tudo foi utilizado para transmitir os benefícios do e-commerce.

Trabalhando o conceito de mercado de nicho, com 30 mil itens para todos os perfis de consumidor, a Netshoes também precisou investir em uma plataforma que transformasse a loja de acordo com o visitante. Conforme a pessoa vai navegando pelo site, as informações são apreendidas e personalizam o e-commerce, de acordo com sexo, idade, classe social e hábitos de compra.




Os serviços oferecidos também estimulam o consumidor e oferecem segurança na compra. Uma das ferramentas da loja online pergunta qual é o modelo, o tamanho e a marca do tênis usado pelo internauta naquele momento para indicar qual seria o tamanho ideal para o produto que está sendo pesquisado.
As avaliações também auxiliam os consumidores, que podem ler as opiniões de quem já utiliza determinado produto, sejam positivas ou negativas. Há ainda um grupo composto por profissionais como skatistas, halterofilistas e nutricionistas que auxiliam nas compras específicas.


Com a empresa, a personalização também chegou aos próprios produtos, mudando uma característica do mercado de artigos esportivos. “Antes da Netshoes, as camisas de futebol vinham com número. Hoje, o grande mercado compra sem número e sem nome. A Netshoes desenvolveu muito o mercado de personalização de artigos esportivos”, explica Bueno.
Além da personalização, o relacionamento direto entre a marca e os consumidores é levado para outros pontos de contato, como redes sociais, versão mobile da loja virtual e anúncios na web. Sites como Facebook e Twitter são parte importante da estratégia e não ficam de fora.


“Não escolhemos os canais onde queremos nos relacionar com os clientes. Os clientes escolhem e temos que estar prontos para atender. Hoje estamos em todas as redes sociais, nos relacionando e atendendo desde dúvidas sobre uma compra feita até uma futura compra”, ressalta o executivo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Novo Nike

A Nike está lançando uma edição especial com três tênis para homenagear a comunidade LGBT de Nova York, Portland e San Francisco, como parte da campanha "Be True".
Cada kit inclui boné, camiseta e o tênis com o preço entre U$120 e U$140. Os tênis tem as cores do arco-íris na sola.
A ideia dos lançamentos é celebrar as conquistas das comunidades dessas três cidades que são líderes na luta por direitos para os gays nos Estados Unidos.
Quando será que chegam aqui esses tênis?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sorteio do livro "Sucesso Made in Brasil"

Quer ganhar o livro "Sucesso Made in Brasil"?
 Então participe da promoção:
- Curta nossa página
- Clique na aba "Promoções" e em "Quero participar"
- Compartilhe a imagem

Dia 29/06/2012 será o sorteio!
 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Case Havaianas

Muitos já devem conhecer, pelo menos uma parte, o Case das Havaianas. Mesmo assim, sempre é válido reler este case de sucesso.
As Havaianas foram lançadas pela São Paulo Alpargatas em 1962 e hoje estão na cena fashion internacional. O clássico chinelo de borracha foi considerado "coisa de pobre" aqui no Brasil, e hoje são vendidos por 100 libras (quase 500 reais) em algumas lojas inglesas.


Nos últimos anos, a receita gerada pela exportação do produto quase quadruplicou. A construção de uma marca internacional ganhou fôlego em janeiro de 2001, com a contratação da executiva paulista Angela Tamiko Hirata para o cargo de diretora de comércio exterior.
Para fazer a Havaianas brilhar lá fora, ela lançou mão de duas competências pessoais. A
primeira delas, a fluência em quatro idiomas – além do japonês, herdado dos pais, Angela
fala inglês, espanhol e italiano. A outra, a experiência com exportação de calçados. De 1989
a 1997, ela foi a responsável por abrir o mercado asiático para a gaúcha Azaléia, a maior
fabricante brasileira de calçados femininos e de tênis na época.
Foi preciso trocar alguns de seus distribuidores em países da Europe e nos Estados Unidos. Kerry Sengstaken foi contratada com assessora de imprensa nos EUA e adotou a estratégia de enviar pares de Havaianas para jornalistas de moda a cada três ou quatro semanas, o que virou um sucesso.


Apesar de as havaianas ganharem páginas nos editoriais de moda das edições americanas
de revistas como Elle, Cosmopolitan e Vogue, as vendas não deslanchavam. Kerry então
decidiu mostrar pessoalmente à diretoria da Alpargatas um plano de marketing que
impulsionasse as vendas. “Eles gostaram tanto que resolveram me entregar a
distribuição”, diz Kerry. Foi dela, por exemplo, a idéia de distribuir as Havaianas aos
indicados ao Oscar deste ano. Dois meses antes da cerimônia, Kerry montou uma operação
de guerra. Pediu à Alpargatas que fosse desenvolvido um modelo sofisticado, decorado
com cristais austríacos Swarovski e uma caixa especial para colocar o calçado.
Paralelamente, entrou em contato com os agentes das 61 celebridades indicadas ao
prêmio – entre elas, Jack Nicholson, Nicole Kidman e Renée Zellweger – para saber que
número calçavam. No dia seguinte à premiação, todos eles receberam sua sandália.

O desenvolvimento de produtos específicos para o mercado externo foi outro ponto
trabalhado pela Alpargatas. O mercado australiano, por exemplo, conta com quatro cores
exclusivas de sandálias, entre elas o verde-militar e o cáqui, e com modelos também
inéditos, como o camuflado. “Se houvesse mais flexibilidade na fábrica, poderíamos lançar
outras novidades”, diz a distribuidora Amélia. Para os franceses que insistem em calçar
seus chinelos mesmo no inverno, a Alpargatas criou uma meia para ser usada
exclusivamente com as sandálias. Até mesmo a numeração teve de ser ampliada: enquanto
aqui os modelos masculinos vão até 44, os exportados chegam a 46.
Não há dúvida de que o sucesso da marca no exterior seria mais difícil se as Havaianas não
tivessem sido reposicionadas, algum tempo antes, no mercado interno. Até 1993, havia
apenas um modelo de sandália – aquele de duas cores, eternizado em comerciais
protagonizados pelo humorista Chico Anysio –, cujas vendas haviam estacionado em 76
milhões de pares.


No ano seguinte, foi lançada a versão monocromática, que deu cara nova
a um produto que permanecera intacto por mais de três décadas. A partir daí, as
campanhas passaram a ser estreladas por musas como Vera Fischer, Malu Mader e Luma
de Oliveira, e os novos modelos se multiplicaram. Atualmente, os chinelos podem ser
encontrados tanto em bancas de camelôs, quanto na paulistana Daslu, a butique mais
sofisticada do país. A diferença está, basicamente, nos pés de quem vai calçá-los.


E quem não usa Havaianas?! Todo mundo já teve ou tem pelo menos um par desses chinelos.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Ex-Lover Blocker - Guaraná Antártica

Muito legal o aplicativo que o Guaraná Antártica criou para o Dia dos Namorados, o Ex Lover Blocker. A ideia é convidar o usuário a fazer o download do app que bloqueia o telefone do ex-namorado ou ex-namorada e ainda escala cinco amigos para ficar de olho em tentativas de contato.
Caso o usuário tente desbloquear e fazer contato, o aplicativo impede a ligação e manda um aviso para os amigos escolhidos, que ganham dois minutos para ligar para o usuário. Se a ligação dos vigilantes não for atendida e o usuário ligar para algum antigo relacionamento, o app publica a recaída no Facebook.

O aplicativo é obra da DDB Brasil Publicidade Ltda.
Curtiu?
Quer participar? Então acessa o aplicativo!

Mustang criado por mulheres

A Ford expõe um Mustang criado por mulheres na Sema (Specialty Equipment Market Association), em Las Vegas.
A intenção é aproximar a marca do público feminino. O modelo conceitual possui carroceria em preto acetinado, detalhes em rosa e dourado.

Este modelo foi criado por Jennifer Seely, designer da Ford, e escolhido pelo público. Será produzido por um grupo de mulheres voluntárias para a apresentação na feira, que será entre 30 de outubro e 2 de novembro.
Legal a intenção da marca para atrair mais mulheres, ainda mais para um modelo de carro tão "masculinizado" quanto o Mustang.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dicas de Marketing Pessoal

Quer ser reconhecido e valorizado em seu trabalho?
Com certeza todos já ouviram falar, ou passaram pela situação, de ver alguem com o mesmo cargo e mesmas atividades ser promovido, aparentemente, sem nenhum motivo. Talvez o motivo seja um bom marketing pessoal que esta pessoa tenha feito e o efeito foi a promoção.


Então aqui vão algumas dicas:

- Você deve ter liderança, desenvolvendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.

- Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

- Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.

- Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.

- Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.

- Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.

- Faça um bom planejamento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.

- Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns.

- “Dress to impress” esta expressão do mercado corporativo americano possui o seguinte significado: “vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Vista-se de maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos.    

Neste  vídeo, Max Gehringer dá dicas de marketing. Confira:

 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Kits Cacau Show - Dia dos Namorados

Não sabe o que dar no Dia dos Namorados? Então confere está novidade.
A Cacau Show lançou kits para o Dia dos Namorados, a novidade são caixas que contém não apenas chocolates, mas surpresas para serem aproveitadas a dois. Entre as opções está o kit Momentos, composto por creme de massagem sabor chocolate, pétalas de rosas, velas e bilhetinhos.

 Outra sugestão é o Kit Sexy, que já fazia parte do portfólio da rede, mas foi reformulado e agora traz elementos baseados nos cinco sentidos. A caixa inclui, além do creme de massagem, uma minipena, venda para os olhos e roleta com sugestões de brincadeiras picantes.
A marca preparou ainda conjuntos com chocolates como os bombons Romeu e Julieta, a Caixa Poesia, a Sabores do Beijo, as Trufas Maçã do Amor e o Termômetro do Amor, com o qual o casal poderá fazer uma brincadeira para verificar o perfil do parceiro.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Nova sobremesa McDonald's

Já viram a nova sobremesa do McDonald's para o inverno?!
Parece ser uma delícia!
A rede ampliou seu portfólio de produtos para aumentar as vendas no inverno, criando a Torta de Chocolate com Morango.

A sobremesa já está disponível desde o dia 1º de junho. O produto se junta às tradicionais versões de maçã e banana. As lojas do McCafé contam ainda com a torta mousse de maracujá e chocolate.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cães submersos

O fotógrafo Seth Casteel ganhou fama mundial no início deste ano, quando uma série de fotografias de cães buscando bolinhas embaixo d'água foi parar na internet.
As fotos foram publicadas no site do projeto e no Facebook e logo somaram milhares de curtidas e compartilhamentos, tendo um efeito viral. Isso interessou a agência YeR. Que aproveitou a ideia e três das fotos estão sendo utilizadas na campanha do molho de pimenta da marca Cepêra, com a seguinte frase "Makes your barbecue deliciously hot. Extra strong pepper sauce.”.


 Muito fofos né?!
Será lançado um livro em outubro com o restante das fotografias, onde são mostrados 12 cães de diferentes raças.
A mistura de criatividade com um animal tão querido parece ter dado certo.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dicas de Inovação

O norte-americano Art Fry, em entrevista a Exame.com, dá dicas de como ter sucesso na criação de novos produtos. Para quem não conhece a história, Art Fry foi o criador do Post-it, e ao contrário do que muitos pensam, o produto não foi criado ao acaso. Fry, cientista da 3M por mais de 40 anos, pensou no produto em 1974. Na época ele fez protótipos com a cola desenvolvida pelo seu colega Spencer Silver, utilizando a cola para colar pedaços de papéis para marcar páginas no ensaio do coral que ele participava.
Fry não tinha dúvidas de o produto, bloco de recados autoadesivo e reposicionável, faria sucesso. Mas pesquisas indicavam que não havia mercado para a inovação, ou este era muito pequeno.
“Porém, as pessoas dentro da 3M que usaram minhas amostras gostavam do produto e usavam um monte deles. Sabia que o produto ia ser útil e, eventualmente, um sucesso, mas não previa a sua utilização em nível mundial, na quantidade que ele está sendo usado hoje”, reconhece.
Para ele: “A internet, os telefones celulares e os computadores tendem a fazer as pessoas usarem mais Post-its. Quando estamos conversando com alguém e temos uma ideia, ou quando se quer capturar alguma informação, é fácil pegar um Post-it e escrever enquanto está segurando o telefone, por exemplo. Registrar as ideias que podemos usar mais tarde é uma coisa valiosa para as pessoas que estão trabalhando duro todos os dias”.
Aos 80 anos e depois de entrar no Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos, o norte-americano Art Fry ainda tem vontade de criar. “Há muitas invenções de impacto que envolvem o meio ambiente. Na verdade, existem tantos problemas que o mundo enfrenta hoje que eu adoraria começar de novo”, afirma o hoje embaixador da 3M, que percorre o mundo ministrando palestras sobre a cultura de inovação e sobre os conceitos e elementos que a torne possível.


Fry dá algumas dicas para criar um produto inovador e ter sucesso:

- Tenha uma ampla educação em tecnologia.

- Seja curioso e questione tudo.

- A melhor maneira de aprender é tentar fazer as coisas sozinho. O que pode parecer simples, muitas vezes acaba por ter um alto nível de complexidade que você vai ter de aprender.

- Eu gosto da declaração de Thomas Edison de que você precisa de um bom conhecimento técnico, curiosidade e uma grande pilha de lixo. Inventores têm de ser capazes de comunicar e vender suas ideias. Aprenda a falar e escrever bem.

-  A vida é muito complexa. Você pode não saber como fazer tudo sozinho e, por isso, deve aprender a trabalhar com outras pessoas que têm habilidades que você não tem.

- Faça as coisas pelas razões certas. Se sua intenção é fazer produtos honestos que resolvem problemas reais na vida, você tem uma chance melhor de ser bem sucedido. Seu coração vai lhe dizer se você está fazendo isso pelas razões certas.

- Você tem que beijar muitos sapos para encontrar um príncipe. Não se preocupe em falhar. As coisas que você aprende a partir de projetos que não viram sucesso, muitas vezes têm as sementes de conhecimento que você precisará mais tarde para encontrar o sucesso. As coisas que eu aprendi em projetos que falharam me ensinaram as habilidades que eu precisava para garantir o êxito do Post-It.

- Toda vez que você aprende algo novo, é como comprar um novo par de olhos que lhe permite reconhecer coisas que você não tinha notado antes. Portanto, a mente de cada pessoal é como uma enciclopédia específica que lhe permite ver o mundo de uma forma diferente, reconhecendo os problemas, e tentando descobrir soluções que os outros podem não ver.

- Trabalhe em coisas que lhe dão energia. Há muitas boas ideias circulando ao redor, mas o sucesso pertence àqueles que estavam dispostos a passar por cima de todas as barreiras que surgem até o sucesso. Nem sempre é o mais brilhante que terá sucesso, mas o mais difícil.

- A vida passa rapidamente. Tire um tempo para apreciá-la. O problema é que quando você está gostando de algo, sua vida, por exemplo, o tempo passa ainda mais rápido.

terça-feira, 29 de maio de 2012

"Toda forma de amor"

Já viu a nova ação da Imaginarium para o Dia dos Namorados?
Na fan page, no Facebook, o internauta tem várias opções de entretenimento, como a seção de classificados "Quem procura acha", onde se pode fazer um anúncio ou procurar parceiros. Também há outra seção chamada "Nossa história", onde os casais podem contar suas histórias que serão compartilhadas e comentadas. Legal, né?!

Outra atração é o "Jogo da Memória" e um gerador de wallpapers, onde os solteiros poderão criar um anúncio para sua página.
Entra lá e confere!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing Infantil

A Exame.com fez uma entrevista com Luciene Ricciotti Vasconcelos, sócia-diretora da W3 Comunicação, sobre o marketing infantil. Para ela, as crianças são muito suscetíveis aos apelos do marketing, mas não possuem dissernimento entre o "querer" e o "ter".


Segue trechos da entrevista:
- Como está a criança hoje em dia comparada a 10 ou 20 anos atrás?

Luciene Vasconcelos: De maneira geral, a diferença está no volume de informações que a criança recebe hoje em dia, com conhecimentos muito intensos e que não podem ser acompanhados calmamente. A infância teve uma grande mudança também com relação à ausência dos pais em casa, que acaba gerando uma culpa. Muitas vezes eles tentam suprir isso com a compra de produtos. A característica da infância de hoje é o menor contato da criança com os pais e a carga de informações que ela recebe.
- Qual é a consequência dessa carga de informações?
Luciene: A criança não tem critérios para avaliar o que é bom e o que é ruim. Ela precisa de um adulto ao lado para ajudá-la nisso. Ela acaba absorvendo o conteúdo que recebe como verdade. É preciso avaliar as coisas e a criança não tem esse perfil.

- Como a senhora vê a relação da criança de hoje com a propaganda?
Luciene: Muitas vezes a criança olha uma propaganda e fala “eu quero”. É importante que os adultos saibam o que ela quer, porque, como a criança não abstrai, quer aquele conjunto de coisas. Por isso é comum ouvir os pais dizendo que deram para os filhos um brinquedo que foi pedido e ele ficou largado em algum canto. A criança recebe a informação no momento de formação dela, e, como não abstrai, acaba querendo aquilo tudo o que foi visto, ou seja, ela quer mais a mãe brincando no tapete do que o brinquedo que talvez ela nem tenha visto. Muitas vezes a criança não quer apenas o produto, mas a integração.
- Quais são os apelos mais comuns do marketing infantil?
Luciene: Acredito que essa seja uma questão de evolução e respeito. Já existe no mercado um grupo de pais bastante significativo que está querendo um relacionamento com as empresas. A empresa que vende para o público infantil e se dirige aos pais ganha bastante. Na verdade, está faltando um pouco dessa questão do respeito.
- A criança tem um influenciador de compra muito grande, não é?

Luciene: Isso. Enquanto tivermos pesquisas apontando que 80% dos produtos consumidos em uma casa são influenciados por crianças, teremos um aumento muito grande da propaganda voltada para a criança. Vemos hoje o marketing buscando entender as pessoas e atendê-las. O que acreditamos é que, mudando o consumidor, naturalmente, as empresas terão que mudar e isso se tornará muito mais saudável para a criança.
- A partir de quantos anos a criança consegue desenvolver uma consciência sustentável, por exemplo?
Luciene: Isso acontece a partir dos sete anos. É uma criança que já recebeu uma carga de informações muito boa na escola e já está mais preparada. Ela precisa estar mais consciente de que o produto na loja não é igual àquele que está lá na propaganda. Não que isso seja mentira, mas mostra o produto, claro, de uma forma muito mais legal. É a demanda que tem o poder de controlar a oferta. Nós temos que entender isso. A consciência do consumidor é muito importante, tanto que vemos estudos que mostram que, quanto mais elevada culturalmente é uma sociedade, mais resistente ela é aos apelos da propaganda em si.

Para ajudar as pessoas a entenderem as mudanças no marketing infantil e o perfil das crianças, Luciene e Ana Maria Dias da Silva, psicóloga, escreveram o livro "A criança e o marketing". O livro fala sobre a necessidade das empresas venderam seus produtos e, a preocupação dos pais em não exporam as crianças a tanta informação.

Com certeza esse livro é de grande valia a quem trabalha ou irá trabalhar com produtos infantis.



 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cuidado!

Os profissionais de marketing e publicidade devem estar sempre atentos ao que a campanha realmente passará aos consumidores.
Exemplo de quando o anúncio é feito de forma errada...


terça-feira, 22 de maio de 2012

Abraço coletivo

Para celebrar o Dia do Abraço e o relançamento de antitranspirantes, a Dove está lançando hoje, no Facebook, a ação "Abrace a vida". Através da sua fan page a marca convida as mulheres a abraçarem as pessoas que mais admiram.

Com o aplicativo na fan page, o internauta pode convidar amigos para participarem do movimento e as pessoas abraçadas receberão um post em flash animado, além de terem a opção de baixar uma imagem com as mensagens dos amigos para colocar em seu perfil.
Participe e "abrace" seus amigos!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Arte em aspiradores de pó

A Electrolux fez uma parceria com o designer Cako Martin para transformar seis aspiradores de pó da linha Ergorapido em arte, inspirando-se nos ambientes do lar em que os aparelhos são utilizados.
Essa ideia da Electrolux foi para celebrar os 100 anos do eletrodoméstico no mundo.
A escolha do modelo para introduzir a arte foi devido ao seu design inovador e tecnologia.
Que mulher não ia querer um desses, né?! Lindos!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Semana Otimismo que Transforma

A Coca-Cola está novamente com a ação Semana Otimismo que Transforma, que é realizada há 5 anos. A campanha reverte parte do valor arrecadado com as vendas dos produtos da empresa para o programa "Reciclou, Ganhou".
A ação será realizada entre os dias 20 e 27 de maio. No ano passado R$5,5 milhões foram doados para o programa.
O Bob's, Cinemark, Domino's, Koni Store, McDonald's, Outback, Spoleto e Subway; além dos supermercados Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart em todo o país estarão participando da campanha.

Programa "Reciclou, Ganhou" - Foi criado para estimular a reciclagem de embalagens e apoiar as cooperativas de catadores. Milhares de brasileiros têm nessa atividade sua única fonte de renda e contribuem para a formação de uma cultura de reciclagem nas próprias comunidades em que moram e de onde retiram boa parte do material coletado.
Como funciona:
Os recursos gerados pela reciclagem são investidos na infraestrutura das cooperativas, como compra de caminhão, prensa, balcão, uniformes, aluguel de galpão e capacitação de funcionários. Tudo para que essas organizações sejam cada vez mais produtivas.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mobile marketing

Em entrevista a EXAME.com, Paul Gelb, vice-presidente e fundador da área de mobile da Razorfish, diz que smartphones e tablets serão a primeira mídia verdadeiramente de massa, gerando um alcance sem precedentes aos anunciantes. Para ele o mobile marketing será dominante em 10 anos.
EXAME.com - Você diz que em até 10 anos os investimentos publicitários em mobile irão ultrapassar a Internet e a TV...
Gelb – Eu diria que isso certamente acontecerá nos Estados Unidos, e é bem provável que aconteça globalmente. Vendo as tendências e o crescimento, há um contexto de oportunidades em mobile que não temos desde os primeiros tempos de televisão e internet. Se olharmos para os primeiros 15 ou 20 anos de internet, veremos que ela cresceu mais rápido do que qualquer outro canal. Nos Estados Unidos, levou 40 anos para que a televisão ultrapassasse a publicidade impressa, e 16 anos para que a publicidade online ultrapassasse a impressa. Veremos isso acontecer com mobile em um período de tempo mais curto ainda. Falamos de soluções para métricas, trocas de anúncios e outros aspectos operacionais da indústria sendo discutidos anos antes, em comparação com a internet.

EXAME.com – Há alguma tendência determinante nesse processo?
Gelb -
Há uma tendência muito forte no comportamento do consumidor: acessar conteúdos mobile em frente à TV. Isso acontece enquanto vemos a televisão crescer de forma rasa e estar à beira de um pequeno declínio. Esses consumidores não estão necessariamente buscando conteúdos relacionados a um programa de TV, mas trafegando por uma série de conteúdos e experiências. O uso de smartphones acontece particularmente durante os intervalos comerciais, inclusive com um aumento de tráfego nesses momentos e também após os programas. Não é apenas a atenção do consumidor que está no telefone. Há cliques, informações e métricas que mostram que o usuário estava realmente prestando atenção no conteúdo fornecido via celular.

EXAME.com – O consumidor mobile é mais atraente do que o tradicional para os varejistas?
Gelb  -
Os consumidores de mobile estão tendo ótimas experiências em smartphones e tablets, pesquisando preços e produtos, inclusive enquanto estão dentro das lojas físicas. Eles compartilham opiniões de familiares e fazem compras da própria sala de estar, em casa. O usuário de dispositivos móveis tem um período de tempo maior para comprar, pois ele pode fazer isso de qualquer lugar. Nos Estados Unidos, o consumidor que compra via smartphone ou tablet se tornou mais valioso para os varejistas.

Pesquisas dizem que 14% da população brasileira possui smartphone, e cerca de 40% das pessoas que vivem nas cidades também já utilizam e confiam nas informações disponíveis na rede móvel para resolver questões do dia-a-dia.
Então se as empresas realmente buscarem entender estes consumidores e investir no mobile marketing, poderão ter um retorno muito favorável.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Baton 2 em 1

Devido a pedidos dos consumidores através do SAC da empresa, a Garoto está lançando o Baton 2 em 1. Isso mesmo que você está pensando, é a junção do Baton de chocolate branco com o de chocolate ao leite.
O chocolate Baton é vendido há mais de 65 anos e atualmente a linha conta com as versões Baton ao leite, Baton Branco, Tablete Baton ao leite, Tablete Baton Branco, Tablete Baton Branco com cookies e Tablete Baton 2 em 1.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lições de Waldez Ludwig

Muitos já devem ter ouvido falar do Waldez Luiz Ludwig e de suas famosas palestras. O psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante dá lições em diversas áreas da administração e sempre com muito bom humor, atraindo a atenção de todos que assistem suas palestas ao vivo ou seus vídeos pela internet.

Waldez é formado em psicologia pela Universidade de Brasília e em artes cenicas pela Fundação Brasileira de Teatro e tem grande experiência como analista de sistemas. Atualmente ele se dedica a pesquisas de cenários e tendências da gestão das organizações, como estratégias competitivas, mercado de trabalho, criatividade, inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento de capital intelectual.
Segundo ele, a inovação é o único fator de competitividade entre as empresas e o ser humano, sua chave de sucesso. Segue um de seus vídeos onde ele fala sobre criatividade e inovação.


Em uma entrevista no programa do Jô Soares, Waldez fala sobre o perfil do novo consumidor. Apesar de a entrevista ter ocorrido há algum tempo, pode-se perceber como Waldez usa de muito bom humor para exemplicar suas pesquisas.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tatuagem virtual

A escola de idiomas Wise Up inovou em sua campanha para este Dia das Mães.
Até domingo, dia 13, os fãs da escola no Facebook poderão declarar o amor a suas mães com uma tatuagem virtual.
É preciso entrar na fan page da escola e acessar o aplicativo da campanha, dai é possível tirar uma foto com a webcam incluindo o nome da mãe como tattoo.

Curtiu a campanha? Então acessa a fan page e participe!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curtidas no cabide

Muito legal a ação da C&A.
Pela sua página no Facebook os usuários vão poder curtir alguns modelos da novas coleção do Dia das Mães. Cada uma das peças dessa coleção serão expostas na loja em um cabide com visor eletrônico, mostrando a quantidade de "curtidas" que a peça teve.



A ideia é que as mulheres tenham a opinião de outras pessoas sobre a peça da coleção, levando em conta que as mulheres costumam pedir a opinião das amigas.
Legal né?!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Quer comer Danoninho sem colher?

A Danone está lançando o Danoninho Crush, com uma embalagem diferenciada para ser comido sem colher.
Não é o que todos queriam?!


Apertando a embalagem o produto sai, sem precisar de colheres.
E a campanha de divulgação conta com site e um game.
Ameeei a novidade!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Madonna sexy demais?!

A cantora Madonna está lançando um novo perfume e para a campanha será lançado um comercial, que acaba de ser considerado muito provocativo.


No comercial, Madonna aparece com uma lingerie preta e faz movimentos provocativos ao som de Girl Gone Wild. A rede ABC, que iria veicular o comercial, o achou sexy demais para ir ao ar. A rede está exigindo que sejam feitas modificações no vídeo para que esse possa ser exibido.
No início do mês o clipe da música Girl Gone Wild já foi considerado imprórprio para menores de 18 anos pelo YouTube. Mas será que tudo isso não é exagero?!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Case Zorba

A Zorba foi criada no Brasil por Moisés Kalika e Beçael Kaleka, em 1944. A empresa foi a primeira a comercializar o modelo slip no Brasil, em 1964, que teve grande aceitação e até hoje é o mais vendido pela empresa. A partir da década de 1970, a empresa criou a plataforma de comunicação pela qual até hoje é lembrada: o passarinho amarelo da Zorba. O personagem foi criado para tratar de um tema delicado no período, o bem-estar da sexualidade masculina.




Com o passar do tempo a estratégia não teve mais a aceitação do público, que achava o personagem muito infantil. Isso porque a idade média dos consumidores da marca era de 35 anos.
Então a nova estratégia foi buscar formas para atingir um público mais jovem. Para isso, o elástico da cueca foi aumentado, já que os jovens gostam de deixar parte da cueca à mostra.
Isso funcionou e mesmo com a concorrência, a marca detém 30% de market share e está presente em nove mil pontos de venda do país, desde comércios de vizinhança e lojas de departamento, até grandes varejistas, como o Carrefour.
Para continuar com a liderança de mercado a Zorba criou a Zorba Boys, sua linha infantil. E além de comercializar modelos com cortes diferenciados, também investiu em tecnologia para os tecidos. O cliente tem a sua disposição os modelos sem costura Seamless e a linha Eco-friendly, confeccionada com fibra de bambu.



Isso que é um exemplo de marca de sucesso, que mesmo com a concorrência aumentando, sempre se manteve líder de mercado.

terça-feira, 20 de março de 2012

Ovo de Páscoa Skol

A Skol está lançando um ovo de Páscoa chamado de "Redondinho" que estará à venda a partir de 27 de março. O ovo é feito de chocolate trufado e tem recheio de cerveja.


A fan page da Skol o principal meio para comunicar o novo projeto da marca e também para presentear os consumidores mais engajados. (Fiquem atentos às promoções na fan page da Skol!)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Starbucks lança nova bebida

A Starbucks está lançando no Brasil a bebida "Brigadeiro Frappuccino", à base de brigadeiro. (Huuummm)
A bebida estará disponível em 36 lojas em São Paulo e Rio de Janeiro até 30 de abril.





A estratégia já foi lançada em outros países, lançando bebidas com ingredientes típicos da região de lançamento.

A Starbucks deve lançar, também, até o fim do ano sua própria máquina de café e bebidas expressas. Dessa forma vai concorrer direto com a Nespresso, da Nestlé, que atualmente domina o mercado.
É.. A marca está investindo alto para se popularizar no nosso país.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Novas latas Dr. Pepper

A Dr. Pepper lançará novas latas temáticas, edição limitada, com os personagens do filme "Os Vingadores".
Serão oito latas diferentes com os personagens: Homem de Ferro, Hulk, Thor, Loki, Hawkeye, Capitão América, Viúva Negra e Nick Fury.




Esta edição limitada é para divulgar o filme que estréia em abril. Em 2010 a marca já havia feito uma ação parecida para o lançamento do filme Homem de Ferro 2.
Com certeza muita gente vai querer colecionar estas latas. ;D

terça-feira, 13 de março de 2012

A importância do marketing

Quer saber a importância do marketing para divulgar seus produtos e/ou serviços?
Segue um vídeo para ilustrar a ideia.

Páscoa? Chocolate? Promoção?

Quer aproveitar a Páscoa pra concorrer à 1 milhão de reais em barras de ouro? E ainda concorrer à 5 mil ovos de chocolate?
Esse é a promoção da Cacau Show para esta Páscoa!




Para concorrer basta comprar R$ 50,00 em produtos e responder à pergunta "Qual é a marca de chocolates que sorteará R$ 1 milhão nesta Páscoa?" no hotsite da promoção.

Para a divulgar a promoção a campanha da Cacau Show conta com comerciais com o ator Murilo Rosa e divulgará informações sobre chocolate no YouTube, Facebook e Twitter.

Huuuuuumm... Quem não gostaria de ganhar um prêmio desses?!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Diet Coke - Edição limitada

A Coca-Cola está sempre nos surpreendendo e dessa vez foi nas embalagens promocionais do mês de fevereiro.
As garrafinhas foram criadas por Diane Von Furstenberg, são quatro embalagens com estampas icônicas das linhas DVF com as cores branco, preto e vermelho.
A venda foi realizada apenas durante o mês de fevereiro e 100% da renda arrecadada seria convertida ao National Institutes of Health.

Ficaram lindas né?!

domingo, 11 de março de 2012

Coca-Cola X Pepsi

Não é de hoje que presenciamos a disputa entre a Coca-Cola e a Pepsi pela liderança do mercado.
Se uma das marcas lança um novo produto, logo a outra comercializa um idêntico. A disputa é forte, seja nos produtos ou comerciais.




Mas o ponto forte da disputa tem sido os comerciais "provocativos". Sendo comum uma marca recorer à justiça por se sentir ofendida com o comercial da outra.
Os comerciais estão cada vez mais criativos e evidenciando a marca rival.
Para o verão a Pepsi lançou dois comerciais com o título "Verão é tempo de Pepsi" e "roubou" os personagens dos comerciais da Coca.
Segue o vídeo do comercial com o clássico Papai Noel da Coca.

Temos que admitir que apesar de provocar o rival, o vídeo ficou muito bom. E a Pepsi não parou por ai, lançou outro vídeo com os ursos polares da Coca. 


Parabéns à Pepsi pelos comerciais!