segunda-feira, 26 de março de 2012

Case Zorba

A Zorba foi criada no Brasil por Moisés Kalika e Beçael Kaleka, em 1944. A empresa foi a primeira a comercializar o modelo slip no Brasil, em 1964, que teve grande aceitação e até hoje é o mais vendido pela empresa. A partir da década de 1970, a empresa criou a plataforma de comunicação pela qual até hoje é lembrada: o passarinho amarelo da Zorba. O personagem foi criado para tratar de um tema delicado no período, o bem-estar da sexualidade masculina.




Com o passar do tempo a estratégia não teve mais a aceitação do público, que achava o personagem muito infantil. Isso porque a idade média dos consumidores da marca era de 35 anos.
Então a nova estratégia foi buscar formas para atingir um público mais jovem. Para isso, o elástico da cueca foi aumentado, já que os jovens gostam de deixar parte da cueca à mostra.
Isso funcionou e mesmo com a concorrência, a marca detém 30% de market share e está presente em nove mil pontos de venda do país, desde comércios de vizinhança e lojas de departamento, até grandes varejistas, como o Carrefour.
Para continuar com a liderança de mercado a Zorba criou a Zorba Boys, sua linha infantil. E além de comercializar modelos com cortes diferenciados, também investiu em tecnologia para os tecidos. O cliente tem a sua disposição os modelos sem costura Seamless e a linha Eco-friendly, confeccionada com fibra de bambu.



Isso que é um exemplo de marca de sucesso, que mesmo com a concorrência aumentando, sempre se manteve líder de mercado.

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