quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mobile marketing

Em entrevista a EXAME.com, Paul Gelb, vice-presidente e fundador da área de mobile da Razorfish, diz que smartphones e tablets serão a primeira mídia verdadeiramente de massa, gerando um alcance sem precedentes aos anunciantes. Para ele o mobile marketing será dominante em 10 anos.
EXAME.com - Você diz que em até 10 anos os investimentos publicitários em mobile irão ultrapassar a Internet e a TV...
Gelb – Eu diria que isso certamente acontecerá nos Estados Unidos, e é bem provável que aconteça globalmente. Vendo as tendências e o crescimento, há um contexto de oportunidades em mobile que não temos desde os primeiros tempos de televisão e internet. Se olharmos para os primeiros 15 ou 20 anos de internet, veremos que ela cresceu mais rápido do que qualquer outro canal. Nos Estados Unidos, levou 40 anos para que a televisão ultrapassasse a publicidade impressa, e 16 anos para que a publicidade online ultrapassasse a impressa. Veremos isso acontecer com mobile em um período de tempo mais curto ainda. Falamos de soluções para métricas, trocas de anúncios e outros aspectos operacionais da indústria sendo discutidos anos antes, em comparação com a internet.

EXAME.com – Há alguma tendência determinante nesse processo?
Gelb -
Há uma tendência muito forte no comportamento do consumidor: acessar conteúdos mobile em frente à TV. Isso acontece enquanto vemos a televisão crescer de forma rasa e estar à beira de um pequeno declínio. Esses consumidores não estão necessariamente buscando conteúdos relacionados a um programa de TV, mas trafegando por uma série de conteúdos e experiências. O uso de smartphones acontece particularmente durante os intervalos comerciais, inclusive com um aumento de tráfego nesses momentos e também após os programas. Não é apenas a atenção do consumidor que está no telefone. Há cliques, informações e métricas que mostram que o usuário estava realmente prestando atenção no conteúdo fornecido via celular.

EXAME.com – O consumidor mobile é mais atraente do que o tradicional para os varejistas?
Gelb  -
Os consumidores de mobile estão tendo ótimas experiências em smartphones e tablets, pesquisando preços e produtos, inclusive enquanto estão dentro das lojas físicas. Eles compartilham opiniões de familiares e fazem compras da própria sala de estar, em casa. O usuário de dispositivos móveis tem um período de tempo maior para comprar, pois ele pode fazer isso de qualquer lugar. Nos Estados Unidos, o consumidor que compra via smartphone ou tablet se tornou mais valioso para os varejistas.

Pesquisas dizem que 14% da população brasileira possui smartphone, e cerca de 40% das pessoas que vivem nas cidades também já utilizam e confiam nas informações disponíveis na rede móvel para resolver questões do dia-a-dia.
Então se as empresas realmente buscarem entender estes consumidores e investir no mobile marketing, poderão ter um retorno muito favorável.

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