quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dicas de Inovação

O norte-americano Art Fry, em entrevista a Exame.com, dá dicas de como ter sucesso na criação de novos produtos. Para quem não conhece a história, Art Fry foi o criador do Post-it, e ao contrário do que muitos pensam, o produto não foi criado ao acaso. Fry, cientista da 3M por mais de 40 anos, pensou no produto em 1974. Na época ele fez protótipos com a cola desenvolvida pelo seu colega Spencer Silver, utilizando a cola para colar pedaços de papéis para marcar páginas no ensaio do coral que ele participava.
Fry não tinha dúvidas de o produto, bloco de recados autoadesivo e reposicionável, faria sucesso. Mas pesquisas indicavam que não havia mercado para a inovação, ou este era muito pequeno.
“Porém, as pessoas dentro da 3M que usaram minhas amostras gostavam do produto e usavam um monte deles. Sabia que o produto ia ser útil e, eventualmente, um sucesso, mas não previa a sua utilização em nível mundial, na quantidade que ele está sendo usado hoje”, reconhece.
Para ele: “A internet, os telefones celulares e os computadores tendem a fazer as pessoas usarem mais Post-its. Quando estamos conversando com alguém e temos uma ideia, ou quando se quer capturar alguma informação, é fácil pegar um Post-it e escrever enquanto está segurando o telefone, por exemplo. Registrar as ideias que podemos usar mais tarde é uma coisa valiosa para as pessoas que estão trabalhando duro todos os dias”.
Aos 80 anos e depois de entrar no Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos, o norte-americano Art Fry ainda tem vontade de criar. “Há muitas invenções de impacto que envolvem o meio ambiente. Na verdade, existem tantos problemas que o mundo enfrenta hoje que eu adoraria começar de novo”, afirma o hoje embaixador da 3M, que percorre o mundo ministrando palestras sobre a cultura de inovação e sobre os conceitos e elementos que a torne possível.


Fry dá algumas dicas para criar um produto inovador e ter sucesso:

- Tenha uma ampla educação em tecnologia.

- Seja curioso e questione tudo.

- A melhor maneira de aprender é tentar fazer as coisas sozinho. O que pode parecer simples, muitas vezes acaba por ter um alto nível de complexidade que você vai ter de aprender.

- Eu gosto da declaração de Thomas Edison de que você precisa de um bom conhecimento técnico, curiosidade e uma grande pilha de lixo. Inventores têm de ser capazes de comunicar e vender suas ideias. Aprenda a falar e escrever bem.

-  A vida é muito complexa. Você pode não saber como fazer tudo sozinho e, por isso, deve aprender a trabalhar com outras pessoas que têm habilidades que você não tem.

- Faça as coisas pelas razões certas. Se sua intenção é fazer produtos honestos que resolvem problemas reais na vida, você tem uma chance melhor de ser bem sucedido. Seu coração vai lhe dizer se você está fazendo isso pelas razões certas.

- Você tem que beijar muitos sapos para encontrar um príncipe. Não se preocupe em falhar. As coisas que você aprende a partir de projetos que não viram sucesso, muitas vezes têm as sementes de conhecimento que você precisará mais tarde para encontrar o sucesso. As coisas que eu aprendi em projetos que falharam me ensinaram as habilidades que eu precisava para garantir o êxito do Post-It.

- Toda vez que você aprende algo novo, é como comprar um novo par de olhos que lhe permite reconhecer coisas que você não tinha notado antes. Portanto, a mente de cada pessoal é como uma enciclopédia específica que lhe permite ver o mundo de uma forma diferente, reconhecendo os problemas, e tentando descobrir soluções que os outros podem não ver.

- Trabalhe em coisas que lhe dão energia. Há muitas boas ideias circulando ao redor, mas o sucesso pertence àqueles que estavam dispostos a passar por cima de todas as barreiras que surgem até o sucesso. Nem sempre é o mais brilhante que terá sucesso, mas o mais difícil.

- A vida passa rapidamente. Tire um tempo para apreciá-la. O problema é que quando você está gostando de algo, sua vida, por exemplo, o tempo passa ainda mais rápido.

terça-feira, 29 de maio de 2012

"Toda forma de amor"

Já viu a nova ação da Imaginarium para o Dia dos Namorados?
Na fan page, no Facebook, o internauta tem várias opções de entretenimento, como a seção de classificados "Quem procura acha", onde se pode fazer um anúncio ou procurar parceiros. Também há outra seção chamada "Nossa história", onde os casais podem contar suas histórias que serão compartilhadas e comentadas. Legal, né?!

Outra atração é o "Jogo da Memória" e um gerador de wallpapers, onde os solteiros poderão criar um anúncio para sua página.
Entra lá e confere!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing Infantil

A Exame.com fez uma entrevista com Luciene Ricciotti Vasconcelos, sócia-diretora da W3 Comunicação, sobre o marketing infantil. Para ela, as crianças são muito suscetíveis aos apelos do marketing, mas não possuem dissernimento entre o "querer" e o "ter".


Segue trechos da entrevista:
- Como está a criança hoje em dia comparada a 10 ou 20 anos atrás?

Luciene Vasconcelos: De maneira geral, a diferença está no volume de informações que a criança recebe hoje em dia, com conhecimentos muito intensos e que não podem ser acompanhados calmamente. A infância teve uma grande mudança também com relação à ausência dos pais em casa, que acaba gerando uma culpa. Muitas vezes eles tentam suprir isso com a compra de produtos. A característica da infância de hoje é o menor contato da criança com os pais e a carga de informações que ela recebe.
- Qual é a consequência dessa carga de informações?
Luciene: A criança não tem critérios para avaliar o que é bom e o que é ruim. Ela precisa de um adulto ao lado para ajudá-la nisso. Ela acaba absorvendo o conteúdo que recebe como verdade. É preciso avaliar as coisas e a criança não tem esse perfil.

- Como a senhora vê a relação da criança de hoje com a propaganda?
Luciene: Muitas vezes a criança olha uma propaganda e fala “eu quero”. É importante que os adultos saibam o que ela quer, porque, como a criança não abstrai, quer aquele conjunto de coisas. Por isso é comum ouvir os pais dizendo que deram para os filhos um brinquedo que foi pedido e ele ficou largado em algum canto. A criança recebe a informação no momento de formação dela, e, como não abstrai, acaba querendo aquilo tudo o que foi visto, ou seja, ela quer mais a mãe brincando no tapete do que o brinquedo que talvez ela nem tenha visto. Muitas vezes a criança não quer apenas o produto, mas a integração.
- Quais são os apelos mais comuns do marketing infantil?
Luciene: Acredito que essa seja uma questão de evolução e respeito. Já existe no mercado um grupo de pais bastante significativo que está querendo um relacionamento com as empresas. A empresa que vende para o público infantil e se dirige aos pais ganha bastante. Na verdade, está faltando um pouco dessa questão do respeito.
- A criança tem um influenciador de compra muito grande, não é?

Luciene: Isso. Enquanto tivermos pesquisas apontando que 80% dos produtos consumidos em uma casa são influenciados por crianças, teremos um aumento muito grande da propaganda voltada para a criança. Vemos hoje o marketing buscando entender as pessoas e atendê-las. O que acreditamos é que, mudando o consumidor, naturalmente, as empresas terão que mudar e isso se tornará muito mais saudável para a criança.
- A partir de quantos anos a criança consegue desenvolver uma consciência sustentável, por exemplo?
Luciene: Isso acontece a partir dos sete anos. É uma criança que já recebeu uma carga de informações muito boa na escola e já está mais preparada. Ela precisa estar mais consciente de que o produto na loja não é igual àquele que está lá na propaganda. Não que isso seja mentira, mas mostra o produto, claro, de uma forma muito mais legal. É a demanda que tem o poder de controlar a oferta. Nós temos que entender isso. A consciência do consumidor é muito importante, tanto que vemos estudos que mostram que, quanto mais elevada culturalmente é uma sociedade, mais resistente ela é aos apelos da propaganda em si.

Para ajudar as pessoas a entenderem as mudanças no marketing infantil e o perfil das crianças, Luciene e Ana Maria Dias da Silva, psicóloga, escreveram o livro "A criança e o marketing". O livro fala sobre a necessidade das empresas venderam seus produtos e, a preocupação dos pais em não exporam as crianças a tanta informação.

Com certeza esse livro é de grande valia a quem trabalha ou irá trabalhar com produtos infantis.



 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cuidado!

Os profissionais de marketing e publicidade devem estar sempre atentos ao que a campanha realmente passará aos consumidores.
Exemplo de quando o anúncio é feito de forma errada...


terça-feira, 22 de maio de 2012

Abraço coletivo

Para celebrar o Dia do Abraço e o relançamento de antitranspirantes, a Dove está lançando hoje, no Facebook, a ação "Abrace a vida". Através da sua fan page a marca convida as mulheres a abraçarem as pessoas que mais admiram.

Com o aplicativo na fan page, o internauta pode convidar amigos para participarem do movimento e as pessoas abraçadas receberão um post em flash animado, além de terem a opção de baixar uma imagem com as mensagens dos amigos para colocar em seu perfil.
Participe e "abrace" seus amigos!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Arte em aspiradores de pó

A Electrolux fez uma parceria com o designer Cako Martin para transformar seis aspiradores de pó da linha Ergorapido em arte, inspirando-se nos ambientes do lar em que os aparelhos são utilizados.
Essa ideia da Electrolux foi para celebrar os 100 anos do eletrodoméstico no mundo.
A escolha do modelo para introduzir a arte foi devido ao seu design inovador e tecnologia.
Que mulher não ia querer um desses, né?! Lindos!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Semana Otimismo que Transforma

A Coca-Cola está novamente com a ação Semana Otimismo que Transforma, que é realizada há 5 anos. A campanha reverte parte do valor arrecadado com as vendas dos produtos da empresa para o programa "Reciclou, Ganhou".
A ação será realizada entre os dias 20 e 27 de maio. No ano passado R$5,5 milhões foram doados para o programa.
O Bob's, Cinemark, Domino's, Koni Store, McDonald's, Outback, Spoleto e Subway; além dos supermercados Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart em todo o país estarão participando da campanha.

Programa "Reciclou, Ganhou" - Foi criado para estimular a reciclagem de embalagens e apoiar as cooperativas de catadores. Milhares de brasileiros têm nessa atividade sua única fonte de renda e contribuem para a formação de uma cultura de reciclagem nas próprias comunidades em que moram e de onde retiram boa parte do material coletado.
Como funciona:
Os recursos gerados pela reciclagem são investidos na infraestrutura das cooperativas, como compra de caminhão, prensa, balcão, uniformes, aluguel de galpão e capacitação de funcionários. Tudo para que essas organizações sejam cada vez mais produtivas.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mobile marketing

Em entrevista a EXAME.com, Paul Gelb, vice-presidente e fundador da área de mobile da Razorfish, diz que smartphones e tablets serão a primeira mídia verdadeiramente de massa, gerando um alcance sem precedentes aos anunciantes. Para ele o mobile marketing será dominante em 10 anos.
EXAME.com - Você diz que em até 10 anos os investimentos publicitários em mobile irão ultrapassar a Internet e a TV...
Gelb – Eu diria que isso certamente acontecerá nos Estados Unidos, e é bem provável que aconteça globalmente. Vendo as tendências e o crescimento, há um contexto de oportunidades em mobile que não temos desde os primeiros tempos de televisão e internet. Se olharmos para os primeiros 15 ou 20 anos de internet, veremos que ela cresceu mais rápido do que qualquer outro canal. Nos Estados Unidos, levou 40 anos para que a televisão ultrapassasse a publicidade impressa, e 16 anos para que a publicidade online ultrapassasse a impressa. Veremos isso acontecer com mobile em um período de tempo mais curto ainda. Falamos de soluções para métricas, trocas de anúncios e outros aspectos operacionais da indústria sendo discutidos anos antes, em comparação com a internet.

EXAME.com – Há alguma tendência determinante nesse processo?
Gelb -
Há uma tendência muito forte no comportamento do consumidor: acessar conteúdos mobile em frente à TV. Isso acontece enquanto vemos a televisão crescer de forma rasa e estar à beira de um pequeno declínio. Esses consumidores não estão necessariamente buscando conteúdos relacionados a um programa de TV, mas trafegando por uma série de conteúdos e experiências. O uso de smartphones acontece particularmente durante os intervalos comerciais, inclusive com um aumento de tráfego nesses momentos e também após os programas. Não é apenas a atenção do consumidor que está no telefone. Há cliques, informações e métricas que mostram que o usuário estava realmente prestando atenção no conteúdo fornecido via celular.

EXAME.com – O consumidor mobile é mais atraente do que o tradicional para os varejistas?
Gelb  -
Os consumidores de mobile estão tendo ótimas experiências em smartphones e tablets, pesquisando preços e produtos, inclusive enquanto estão dentro das lojas físicas. Eles compartilham opiniões de familiares e fazem compras da própria sala de estar, em casa. O usuário de dispositivos móveis tem um período de tempo maior para comprar, pois ele pode fazer isso de qualquer lugar. Nos Estados Unidos, o consumidor que compra via smartphone ou tablet se tornou mais valioso para os varejistas.

Pesquisas dizem que 14% da população brasileira possui smartphone, e cerca de 40% das pessoas que vivem nas cidades também já utilizam e confiam nas informações disponíveis na rede móvel para resolver questões do dia-a-dia.
Então se as empresas realmente buscarem entender estes consumidores e investir no mobile marketing, poderão ter um retorno muito favorável.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Baton 2 em 1

Devido a pedidos dos consumidores através do SAC da empresa, a Garoto está lançando o Baton 2 em 1. Isso mesmo que você está pensando, é a junção do Baton de chocolate branco com o de chocolate ao leite.
O chocolate Baton é vendido há mais de 65 anos e atualmente a linha conta com as versões Baton ao leite, Baton Branco, Tablete Baton ao leite, Tablete Baton Branco, Tablete Baton Branco com cookies e Tablete Baton 2 em 1.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Lições de Waldez Ludwig

Muitos já devem ter ouvido falar do Waldez Luiz Ludwig e de suas famosas palestras. O psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante dá lições em diversas áreas da administração e sempre com muito bom humor, atraindo a atenção de todos que assistem suas palestas ao vivo ou seus vídeos pela internet.

Waldez é formado em psicologia pela Universidade de Brasília e em artes cenicas pela Fundação Brasileira de Teatro e tem grande experiência como analista de sistemas. Atualmente ele se dedica a pesquisas de cenários e tendências da gestão das organizações, como estratégias competitivas, mercado de trabalho, criatividade, inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento de capital intelectual.
Segundo ele, a inovação é o único fator de competitividade entre as empresas e o ser humano, sua chave de sucesso. Segue um de seus vídeos onde ele fala sobre criatividade e inovação.


Em uma entrevista no programa do Jô Soares, Waldez fala sobre o perfil do novo consumidor. Apesar de a entrevista ter ocorrido há algum tempo, pode-se perceber como Waldez usa de muito bom humor para exemplicar suas pesquisas.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tatuagem virtual

A escola de idiomas Wise Up inovou em sua campanha para este Dia das Mães.
Até domingo, dia 13, os fãs da escola no Facebook poderão declarar o amor a suas mães com uma tatuagem virtual.
É preciso entrar na fan page da escola e acessar o aplicativo da campanha, dai é possível tirar uma foto com a webcam incluindo o nome da mãe como tattoo.

Curtiu a campanha? Então acessa a fan page e participe!